quinta-feira, 27 de agosto de 2015

(IN)DEPENDÊNCIA

Esse fim de semana (21 e 22 de agosto) participei de dois eventos sociais: Na sexta, a despedida de um colega de trabalho e no sábado o SambaBrasília e nos dois eu fui sozinho, até ai nenhuma novidade, mesmo porque estou acostumado e me viro relativamente bem (apesar de algumas pessoas acharem que sou de vidro e vou quebrar), porém para um cadeirante ser independente é necessário que se tenham condições para isso.

No evento de sexta (21) fomos ao Stedt Bier, um local super agradável, acessível, com espaços entre as mesas e com um banheiro top para cadeirantes, com isso vocês vão concordar comigo que ser INdependente é mais fácil, só pra vocês saberem, minha irmã me deixou lá depois do trabalho e voltei pra casa de carona com uma amiga. No dia seguinte não dei tanta sorte assim no meu objetivo de ser um cara INdependente.

O SambaBrasília é um evento de números grandiosos, artistas renomados, tudo muito bonito e se você perguntar provavelmente ninguém ali presente (público, artistas, seguranças, organizadores) vai falar que não é preciso ter uma rampa para um cadeirante ir ao BANHEIRO, mas o fato é que não tinha, no lugar da rampa um meio fio gigantesco como vocês podem ver no vídeo abaixo.







O que esses caras pensam? Das duas uma, ou eles imaginam que nenhum cadeirante vai esse tipo de evento, ou pensam que cadeirante não mija, então, queridos responsáveis por tal cena, eu os informo que eu sou um cadeirante pagodeiro e que gosta de tomar minha cervejinha de vez em quando, portanto eu vou a esse tipo de evento e não vou deixar de ir. Vocês já me tiram tanta coisa com essas atitudes, não vou deixar que me tirem a possibilidade de estar com os meus amigos e curtir os shows que eu gosto. AQUI PRA VOCÊS!!!!

Vocês devem estar se perguntando "Como você foi ao banheiro?" . No meio do evento mesmo, um cantinho escuro e mais reservado, fazer o que? Não posso amarrar meu "amigão". 

Nesse caso acho que vocês também vão concordar comigo que ser INdependente é um pouco mais complicado

Eu falei tudo isso para chegar a seguinte questão, "Quem são as pessoas que poderiam/deveriam se preocupar com a acessibilidade e não o fazem?" No caso do SambaBrasília os responsáveis são os organizadores do evento, ou seja a empresa R2Produções que vem ignorando a presença de cadeirantes em seus eventos, mas eu já ouvi de dono de bar que ele não ia colocar um banheiro adaptado porque com isso ele teria que diminuir o número de mesas para seus clientes. Não preciso falar o nome do estabelecimento porque ele já fechou, porque será?

Outro fato que me deixou estarrecido foi a taxa extra cobrada por escolas particulares para aceitarem alunos com deficiência. Deixa eu ver se entendi, os caras estão dizendo "Nós somos muito preconceituosos, mas pagando a gente aceita tudo". Vão ser hipócritas assim lá na PQP. E o pior é que se você perguntar nenhum zé mané que propôs tal absurdo vai assumir que fez isso.

Diante de tais fatos podemos concluir que todo mundo acha lindo um cadeirante INdependente,desde que não dependa de mim ou não mexa no meu bolso. Solução para isso é bem simples: Cumpram-se as leis, já que esses caras só entendem as coisas quando sentem na parte mais sensível do corpo, "o bolso", taca-lhe multa nesses caras.

Desculpem o desabafo, mas tem hora que é bem complicado


    

3 comentários:

  1. É verdade Roginho. Conheço sua luta pelos seus direitos e para ser INDEPENDENTE. . Aliás vc é. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Roger! Excelente redação e temas pertinentes! Virei seguidora!! 😊 bjoss

    ResponderExcluir
  3. Roger querido, amo seus textos.
    Obrigada por sempre compartilhar sua visão de mundo, suas percepções. Assim como eu adoro compartilhar as minhas com vc.
    Tenho certeza de que tudo em nossa vida tem pontos positivos e nåo positivos. E o bom é viver focado nos pontos positivos. Assim tento viver tb. Ser cadeirante, não ser cadeirante, ser alto, baixo, gordo, magro... Enfim, o que realmente importa? Para mim importa sermos do bem, honestos e sempre atentos a novas chances de aprendizagem...
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir