sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MINHA HISTÓRIA

Uma conhecida me pediu para que eu contasse minha historia pra ela, então pensei em dividi-la com todos aqui no blog.
Bem nasci aos 14 dias de janeiro do ano de 1980 com diagnóstico de paralesia cerebral, em virtude de problemas na hora do parto, depois disso foram anos em busca dos melhores tratamentos para a minha condição.
Em primeiro lugar procuramos o lugar mais óbvio, o hospital SARAH aqui em Brasília. Lá fui muito bem atendido desde meus primeiros meses de vida, lá realizei duas grandes cirurgias. A primeira por volta dos onze ou doze anos, não me lembro bem onde operei os 2 joelhos ( extensores ) e as 2 virilhas ( adutores ) de uma vez. Foi engraçado pessear no shoping após a cirurgia, uma vez que tive que engessar as pernas do quadril ao tornozelo além de ficar com um cabo de vassoura entre as pernas para mantê-las abertas.
A minha 2 grande cirurgia no SARAH já foi um pouco mais complicada, a idéia era fazer uma artrodese tríplice bilateral para corrigir meus pés tortos, para que eu pudesse ficar em pé e começar o treino de marcha. O ortopedista que viria a realizar a cirurgia era contra ela, pois acreditava ser impossível eu ficar em pé e muito menos realizar a marcha, com ou sem cirurgia, e afirmou que a operação iria ser meramente estética, bom ele estava errado, mas vou falar disso mais pra frente neste post. O pós- operatório foi muiiiiitttttttooooooooooooo complicado e doloroso, doloroso porque passei o primeiro mês sem conseguir dormir direito de tanta dor - só dormia dopado por remédios - ,depois as dores foram diminuindo mas continuaram ainda por um longo período, esse período também foi complicado pois a familia estava dividida entre minha cirurgia e doença grave da minha irmã. Nesse momento contamos com a inestimável ajuda da nossa familia, além dela duas pessoas me marcaram muito: Waldir, eterno amigo da familia e sempre presente em horas como essas, além dele eu tive a sorte de conhecer uma pessoa fantástica nesse período, Lilian era minha terapeuta-ocupacional mas se tornou bem mais que isso e hoje é uma grande amiga que levo no fundo do coração. Depos desta experiênia traumática deixei de ser acompanhado pelo SARAH.
Nesse período de infancia/adolecencia também fomos atras de algumas experiencias alternativas, que foram desde clinicas onde eu tinha que morar nelas lá no interior de Goias até um tratamento mega intessivo no Rio, onde eu "malhava" 9 horas por dia, mas no fim das contas o que deu mais certo foi ser atendido por uma auxiliar de fisioterapia que me auxiliava a fazer exercícios de fono, físio, terapia ocupacional entre outros.
Minha vida escolar/acadêmica também tem muitas histórias interessantes que eu divido agora com vcs.
Eu tive muita sorte, pois minha primeira escola foi o Saci. Essa escola foi importantíssima na minha formação em todos os sentidos. Conviver com outras crianças tendo uma diferença tão evidente quanto a minha poderia ser uma experiencia traumática, mas como eu disse eu dei muita sorte porque nesta escola conheci vários profisionais que, se não tinham preparo para lhe dar com minha diferença, tinham uma paixão enorme pelo que faziam e uma vontade enorme de acertar e isso bastou para tornar minha inclusão na escola a mais suave possível.
Sobre meus colegas nesse período vou citar alguns aqui, mas podem ter certeza que todos foram, de alguma forma, importantes na minha formação.
Carol sempre foi a semssata da turma, sempre tendo conselhos valiosissímos nas horas em que a gente mais precisava. Dois momentos me marcaram muito com a Carol. Já no 2 grau, ela me liga pedindo concelhos em relação á um problema que ela estava passando, nessa hora pensei: " Caramba, quem sou eu para dar concelhos para ela?" mas acho que consegui ajuda-la. O outro momento meu com Carol que guardo com muito carinho foi o dia em que ela me disse para voltar a falar com o Raoni, pois eu e ele havíamos brigado, e mais uma vez ela acertou em cheio, Raoni é hoje um dos irmãos que eu não tive. Obrigado por tudo Carol! Saudade de vc.
Já que ele foi citado, vou falar agora do meu grande amigo Raoni. Com certeza não conseguirei traduzir em palavras o que ele representou, representa e sempre representara pra mim, mas vou tentar. Irmão, companheiro, parceiro de todas as horas e sempre presente para dividir tudo o que acontecia em nossas vidas: brigas nas escola, ( sempre um em defesa do outro )primeiro video game, primeiro amor... essas foram apenas algumas das coisas que dividi com esse cara e eu tenho muito orgulho de ter apresentado a mulher da vida dele. Obrigado irmão.
Seguindo a linha de falar sobre quem já foi citado vou falar agora do meu primeiro amor. Ju, com aquele sorrisão encantador, veio se aproximando sem os medos e bloqueios tão naturais dessa idade (10, 11) em relação a uma cadeira de rodas. Tenho certeza que foi um dos sentimentos mais puros e bonitos que já tive por alguém e tenho muito orgulho dele. Obrigado Ju por tonar meu primeiro amor tão marcante e importante na minha vida.
Não posso deixar de falar de 2 outras pessoas: Luiz foi outro grande parceiro, com o qual vivi muitos bons momentos também, lembro quando fui dormir na casa dele, uma verdadeira aventura já que era a primeira vez que eu dormia fora de casa, e Hélio que botou muita adrenalina na minha vida correndo de um lado para o outro.
Bom galerinha como o post esta ficando muito grande resolvi dividi-lo em 2 ou 3 vamos ver. Em breve volto pra falar de Sigma, UPIS, TAM e MPU entre outras coisas.
Abraços

5 comentários:

  1. Que legal Roger!
    Bom poder conhecer um pouco mais a sua história de vida...
    Quero ler essas outras partes hein...
    Vê se não nos deixa "curiosos" por muito tempo rsss
    Pra quem não acreditou que não ia mais ficar em pé, só digo uma coisa! 19 :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou ansioso pelas próximas partes ;)

    A vida é uma grande novela. Cada capítulo é escrito à base de muita luta e gana. Haja fôlego pra tudo isso. E quando vejo amigos superando capítulos, gosto de estar ao lado deles para comemorar.

    Roger, você é especial demais. Você é batalhador. Você enfrenta seus capítulos com alegria no rosto. Isso tudo, desde quando te conheci, lá pela 1a ou 2a série (1o grau). Te considero demais!

    Saudações vascaínas, irmão! Continue escrevendo, comemorando e sendo especial ;)

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Roger, essa diferença não é nada, você é uma pessoa incrível, um amigão que conheci no Cruzeiro da Claudia Leitte, e animadíssimo, com sorriso no rosto....me identifico com vc, pois sou assim, temos que COLOCAR O SORRISO NO ROSTO, já tem tanta desgraça nesse mundo, não podemos nos abalar e sim ENFRENTAR, sempre "encarando" com um SORRISÃO e com pensamento positivo, para que tudo se resolva não é?! =]

    Estou ansioso para ver o restante da história!!!

    Abração meu amigo!!!
    --
    Sandro Lahud Pereira

    ResponderExcluir