segunda-feira, 2 de maio de 2011

A VOLTA AO CÓDIGO DE HAMURABI

Com a morte de Osama Bin Laden hoje me senti voltando no tempo; seja ao tempo do código de Hamurabi onde o lema era o famoso " olho por olho, dente por dente.", seja a época de Tiradentes, que foi esquartejado e "distribuido" pelos quatro cantos para mostrar pra todos o destino de quem vai contra aos interesses de quem manda.
Ver o "presidente do mundo" fazer um discurso dizendo que o mundo é um lugar melhor porque ele mandou matar o maior terrorista do mundo, título esse que foi dado a Osama por ele mesmo, é, no mínimo, exemplo de arragância e prepotência, e aqui cabe a pergunta " Melhor pre quem???????" garanto pra vocês que não foi pro pessoal do Oriente Médio.
Não estou aqui, de forma alguma, defendendo o que o Osama fez mas, ver um país se comportar como Juri, Juiz e Carrasco é um pouco demais. É ai que cabe mais uma pergunta "Pra que servem as leis, se quando se atingem os interesses dos que deteem o poder vale passar por cima de todas elas?". Osama deveria ser julgado, e punido sim, mas não executado da forma covarde como foi.
Quem lê este texto pode dizer que Osama foi muito covarde também no 11 de setembro, claro que foi, mas e ai quem foi melhor ou pior? Os EUA porque foram agredidos 1º e estavam fardados quando mataram Osama? Acho que não, e por isso o título do texto.
O que mais me agrediu nessa história toda foi o fato de o mundo, ai sim o mundo inteiro, celebrar a morte de um ser humano doente, dessa forma tão triste. Para mim, não há nada o que se comemorar, pois, isso só prova que ainda estamos vivendo sob a tutela do código de Hamurabi.

2 comentários: