domingo, 27 de setembro de 2009

QUEM NÃO É DEFICIENTE QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Porque só o defiente físico é visto como deficiente???????

Porque quem não sabe inglês ou português não é visto como deficiente linguístico?

Quem não sabe matemática é deficiente numérico por acaso????

Concordo que essa pergunta daria um tese de mestrado, mas vou tentar expressar minha opinião aqui.

Acho que isso acontece por culpa da maioria dos deficientes físicos que colocam os seus problemas como se fossem maiores do que os problemas dos outros. Por exemplo, fico pluto da vida quando escuto a frase " Sou deficiente, mas sou feliz "; pra mim, além de ser uma frase infeliz ela é altamente preconceituosa e reforça ainda mais o preconceito nos " andantes ". Ta bom eu explico.
Vocês já viram alguém que usa óculos dizer " eu uso óculos, mas sou feliz " ou alguém que usa aparelho nos dentes, ou alguém que anda de bengala dizer esse tipo de coisa? Eu nunca vi. Principalmente os cadeirantes, parecem que fazem questão de dizer " Ei, olhem pra cadeira e esqueçam da pessoa que esta nela! "
Por isso sou meio avesso quando vejo passeatas por direitos de deficientes, mulheres, negros, homosexuais, ou qualquer minoria que seja, não que isso não seja importante, claro que é, mas acho que o tiro sai pela culatra, sabe? A visão dos ditos normais desse tipo de evento é " Olha que bonitinho, eles estão brigando por seus direitos", visão preconceituosa e infantilizada.
Vocês devem estar se perguntanto que solução eu daria pra diminuir as diferenças entre a maioria e as minorias. Eu acho que uma boa solução, pelo menos no caso dos deficientes físicos seria se expor mais, botar a cara na rua, ai vem você e me diz " mas eles não saem porque a cidade não esta preparada pra eles" ai eu digo " a cidade não esta preparada porque eles não saem" e a gente pode ficar nessa de " ovo e galinha" a noite toda. Tem muitos deficientes ( palavra preconceituosa da porra) que nem sabem se a cidade onde moram e adapitada ou não ( só ouvem falar pelos parentes e amigos) e os pais já levam o " coitadinho " pra participar de eventos em prol dos direitos dos deficientes fazendo deles uma massa de manobra. Esses mesmos pais que morrem de medo de deixar o filho se tornar independente.
Deficiente tem que ousar, se expor, se ver como igual. Duvido que se os 250 mil deficientes de Brasília aparecerem nas ruas da cidade trabalhando, estudando, se divertindo, vivendo... os seus direitos não iam ser respeitados de maneira natural.

A menssagem que deixo pra todos é pra focarem suas vidas nas soluções e nunca nos problemas!!!!!!

3 comentários:

  1. Adorei Roginho...ponderações pra lá de verdadeiras e relevantes. Fiquei mais fã sua ainda.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. é ... e os deficientes de solidariedade? e os deficientes de amor? os deficientes de humanidade? qual será o tratamento melhor? um ano na Somália? ou muletas de carinho e afeto? Se deficiente é aquele para quem falta alguma coisa , bem então todos nós somos, afinal , bem me falta uns 10cm de altura, acredito que me falta um olho azul afinal o verde não está atendendo todas as minhas necessidades neste momento, a algumas pessoas falta um cabelo liso, a outras falta educação, estas são as piores, em algumas pessoas falta sabedoria, em outras falta felicidade, sempre falta , então , parece um tanto lógico que todos são deficientes, mas o que eu acredito que as pessoas precisam compreender é que não há pessoas deficientes há pessoas diferentes, e essas pessoas somos todos nós, mesmo que a você falte a capacidade de andar e a mim falte a facilidade em me concentrar , somos diferentes, nada mais lógico que nos falte coisas diferentes , eu acredito que está ai o ponto principal que é capaz de acabar com o preconceito, afinal , quando todos perceberem que são de formas diferentes limitados, cada um poderá perceber que a unica real barreira está na cabeça das pessoas.E assim eu e você, que reconhecemos e respeitamos nossas limitações não somos muito mais eficientes que as pessoas que não percebem isso?
    Adorei o Texto Rogelindo, e adoro você beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Roger,

    Estou aqui no seu blog!
    Fiquei contente pois vi que vc inaugurou o blog um dia depois do meu niver dia 10 de abril ( faço niver dia 09)!!!! data beem especial! Espero que tenhas sucesso nesse blog. Tudo de bom procê, Adorei trocar umas idéias e rir um monte de suas piadas naquele dia!

    Bjinhos, fica com Deus. Que Ele te ilumine e te proteja sempre.

    Rafaella

    ResponderExcluir